Jean Gillon
Jean Gillon nasceu em Iasi, Romênia , em 1919, onde se formou nas escolas de Arquitetura e Belas Artes da Universidade Nacional. Ele fez cursos de especialização na Kunstgewerbschulle de Viena e na Escola de Artes e Ofícios de Leeds – onde mais tarde trabalhou como professor visitante. Em 1956, já com um portfólio consistente, mudou-se para São Paulo , onde desenvolveu ações simultâneas em três eixos principais: arquitetura de interiores, artes plásticas e design.
No que se refere à arquitetura, ele adquiriu renome no ramo hoteleiro, projetando dezenas de hotéis de luxo em todo o Brasil , além de lojas e residências. Nas artes plásticas, ele foi um prolixo criador de tapeçarias – geralmente peças únicas elaboradas com diferentes técnicas, baseadas em desenhos guache.
Jean Gillon começou a projetar móveis devido às demandas de seus clientes de arquitetura e, em 1961, fundou sua primeira empresa, a Fábrica de Móveis Cidam, mais tarde seguida pela WoodArt, na qual produzia linhas completas de móveis e objetos de móveis de pau-rosa, usando couro. e estofados também. Um empresário de sucesso, ele se voltou para as exportações e, a certa altura, trabalhou com vinte e dois países. Ele colaborou com a MTM – Indústria de Móveis Village, Italma e Probel, que produziu seus projetos.
Em 1991, sua poltrona Jangada (jangada) recebeu menção no Prêmio Movesp. Em 1992, ele foi homenageado como Profissional do Ano pela Associação Brasileira de Arquitetos de Interiores e Decoradores. Gillon morreu em 2007, em São Paulo.