“Imagina, fica à vontade, a casa é sua”

Essa exposição marca um novo momento para a @diletantebrasil. Em sua nova fase, a Diletante expande seus horizontes, ressignificando o design histórico brasileiro ao se envolver em diálogos profundos entre mobiliário e arte contemporânea. Liderada por Flavio Santoro, a Diletante agora se propõe a ir além do mobiliário histórico, oferecendo experiências que convidam à reflexão e à desconstrução.

Em uma colaboração irreverente, Marcus Deusdedit (@marcusdeusdedit) e Mitre Galeria (@mitregaleria) trazem uma exposição que questiona e subverte as convenções de poder e pertencimento nos espaços elitistas, unindo as vivências do artista ao acervo de mobiliário histórico da Diletante (@diletantebrasil).

Para além de uma exibição de arte, é uma crítica direta ao jogo racial e socioeconômico que permeia o campo da arquitetura e dos espaços de poder. Conforme exposto por Daniele Queiroz (@danielequeiroz_) em seu texto curatorial, para Deusdedit o apartamento fictício criado na exposição é uma metáfora para os ambientes excludentes como faculdades, casas de colegas ricos, escritórios renomados, museus e grandes monumentos arquitetônicos. Aqui, o “colecionador” simboliza todos os contatos e indicações, os diretores e gestores, os diplomados e suas assinaturas valiosas que controlam o acesso a esses espaços.


This exhibition marks a new phase for @diletantebrasil. In this new chapter, Diletante expands its horizons, reinterpreting historical Brazilian design by engaging in profound dialogues between furniture and contemporary art. Under the leadership of Flavio Santoro, Diletante now aims to go beyond historical furniture, offering experiences that invite reflection and deconstruction.

In an irreverent collaboration, Marcus Deusdedit (@marcusdeusdedit) and Mitre Galeria (@mitregaleria) present an exhibition that questions and subverts conventions of power and belonging in elitist spaces, blending the artist’s experiences with the historical furniture collection of Diletante (@diletantebrasil).

More than just an art exhibition, it is a direct critique of the racial and socioeconomic dynamics that permeate architecture and spaces of power. As explained by Daniele Queiroz (@danielequeiroz_) in her curatorial text, for Deusdedit, the fictitious apartment created in the exhibition serves as a metaphor for exclusionary environments such as universities, wealthy friends’ homes, prestigious offices, museums, and major architectural landmarks. Here, the “collector” symbolizes all the connections, referrals, directors, managers, graduates, and their valuable signatures that control access to these spaces.